17 February 2006

Perda de Geovanni e os desafios fundamentais da época

As duas próximas semanas têm uma grande importância no futuro do Benfica. Senão vejemos:
Jogo em Guimarães neste fim de semana ( em que um desaire coloca os encarnados a uma distancia praticamente impossível de recuperar) e em que a classificação do Vitória nada vai ter que ver com fragilidade da equipa - pelo contrário este jogo tem características de uma final - , jogo na próxima 3ª. feira com o Liverpool na Luz (com os ingleses a virem de resultados positivos: vitórias frente ao Wigan e ao Arsenal, depois de uma certa derrapagem) , jogo decisivo frente ao Porto ( se o Benfica tiver passado a primeira batalha com o Guimarães... tem de derrotar o Porto!) e deslocação a Liverpool.
Neste contexto a lesão do Geovanni - um jogador para as grandes ocasiões - no meu entendimento constitui uma grande perda, reduzindo as hipóteses de exito do Benfica. Benfica que parece não ter conseguido fazer devidamente a "digestão" dos reforços de Inverno. Depois do clima de euforia que a eliminação do Manchester United e uma sucessão de vitórias para o campeonato ( com inerente recuperação pontual para a liderança do campeonato) introduziu a entrada de jogadores (em número excessivo e de qualidade afinal ainda não confirmada) associada à frustração da não saída do Simão (para ele, naturalmente, que parece ter os níveis de desempenho - será só psicológico?- muito baixos), as derrotas frente ao Sporting e à Uniãode Leiria vieram trazer outra vez o Benfica à terra e às suas insuficiencias.
Dos reforços da época quem afinal tem tido desempenho positivo? Miccoli - quase sempre lesionado? Fez um grande jogo frente ao Lille e ... pouco mais. Karagounis ? - Quase nunca joga e o melhor que fez foi o prolongamento frente ao Nacional para a Taça de Portugal. Laurent Robert? Tem jogado a titular mas não veio acrescentar nada, na minha opinião. Manduca ?- É um jogador de quem gosto mas está a jogar fora da sua posição ... e sem desiludir totalmente também está aquém do que esperava. Moretto? Contente com a sua aquisição devido à lesão do Moreira ainda estou para perceber, contudo, porque Koeman substituiu o Quim na equipa titular logo ao fim de dois treinos.
Pois é. No meio deste zigue-zague e de altos e baixos surgem estas duas semanas decisivas, sem que o Benfica apareça em grande momento capaz de dar fundadas certezas aos adeptos. Mas esperança ... há sempre!

1 comment:

Anonymous said...

Excellent, love it! » »