Em 28 de Fevereiro de 1904, fundou-se na Farmácia Franco, à Rua Direita de Belém, nº. 107, o Grupo Sport Lisboa.
Os sócios fundadores foram:
Abílio Meireles
Amadeu Rocha
António Rosa Rodrigues
António Severino
Cândido Rosa Rodrigues
Carlos França
Daniel Brito
Eduardo Corga
Francisco Calisto
Francisco Reis
João Inácio Gomes
João Goulão
Joaquim Almeida
Joaquim Ribeiro
Jorge Augusto de Sousa
Jorge de Sousa Afra
José Linhares
José Rosa Rodrigues
Manuel Gourlade
Manuel França
Raul Empis
Henrique Teixeira
Vírgilio Cunha
e Cosme Damião que elaborou a acta
Em 1906 foi fundado o Grupo Sport de Benfica, dando-se em 1908 a fusão dos clubes passando em 13 de Setembro de 1908 a denominar-se Sport Lisboa e Benfica.
28 February 2006
17 February 2006
Perda de Geovanni e os desafios fundamentais da época
As duas próximas semanas têm uma grande importância no futuro do Benfica. Senão vejemos:
Jogo em Guimarães neste fim de semana ( em que um desaire coloca os encarnados a uma distancia praticamente impossível de recuperar) e em que a classificação do Vitória nada vai ter que ver com fragilidade da equipa - pelo contrário este jogo tem características de uma final - , jogo na próxima 3ª. feira com o Liverpool na Luz (com os ingleses a virem de resultados positivos: vitórias frente ao Wigan e ao Arsenal, depois de uma certa derrapagem) , jogo decisivo frente ao Porto ( se o Benfica tiver passado a primeira batalha com o Guimarães... tem de derrotar o Porto!) e deslocação a Liverpool.
Neste contexto a lesão do Geovanni - um jogador para as grandes ocasiões - no meu entendimento constitui uma grande perda, reduzindo as hipóteses de exito do Benfica. Benfica que parece não ter conseguido fazer devidamente a "digestão" dos reforços de Inverno. Depois do clima de euforia que a eliminação do Manchester United e uma sucessão de vitórias para o campeonato ( com inerente recuperação pontual para a liderança do campeonato) introduziu a entrada de jogadores (em número excessivo e de qualidade afinal ainda não confirmada) associada à frustração da não saída do Simão (para ele, naturalmente, que parece ter os níveis de desempenho - será só psicológico?- muito baixos), as derrotas frente ao Sporting e à Uniãode Leiria vieram trazer outra vez o Benfica à terra e às suas insuficiencias.
Dos reforços da época quem afinal tem tido desempenho positivo? Miccoli - quase sempre lesionado? Fez um grande jogo frente ao Lille e ... pouco mais. Karagounis ? - Quase nunca joga e o melhor que fez foi o prolongamento frente ao Nacional para a Taça de Portugal. Laurent Robert? Tem jogado a titular mas não veio acrescentar nada, na minha opinião. Manduca ?- É um jogador de quem gosto mas está a jogar fora da sua posição ... e sem desiludir totalmente também está aquém do que esperava. Moretto? Contente com a sua aquisição devido à lesão do Moreira ainda estou para perceber, contudo, porque Koeman substituiu o Quim na equipa titular logo ao fim de dois treinos.
Pois é. No meio deste zigue-zague e de altos e baixos surgem estas duas semanas decisivas, sem que o Benfica apareça em grande momento capaz de dar fundadas certezas aos adeptos. Mas esperança ... há sempre!
Subscribe to:
Posts (Atom)