21 November 2005

O futuro do Benfica joga-se já amanhã com o Lille

Pois é. O Benfica volta a ter uma série de jogos sem ganhar. Os problemas do início da época - 1 ponto em 9 - e a incompatibilidade da categoria do treinador Koeman para uma equipa com as limitações do Benfica - pareciam ultrapassadas quando apareceu Miccoli, Koeman deixou-se de invenções tacticas e enfim um pouco de sorte e Nelson e Nuno Gomes excepcionais levaram o Benfica à recuperação de cinco dos pontos perdidos, para o que contribuiu decisivamente a vitória nas Antas.

Entretanto surgem os primeiros reveses. Guarda-redes ambos lesionados, a promoção dum jogador da equipa B para titular da baliza em jogos da Liga dos Campeões!, Miccoli e Simão Sabrosa lesionados. Precipitação na recuperação de jogadores e recaídas. Erros dos árbitros também a ajudar - Rio Ave na luz a ganhar vantagem com golo fora de jogo, Naval a ganhar vantagem com golo fora de jogo, Braga com golo fora de jogo antes compensado com penalty inexistente.

Porém essa onda de lesões apenas vêm enfatizar o mau planeamento da equipa.

1º . Não há equipa alguma que queira ter aspirações de chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões que não tenha um guarda-redes excepcional. O Benfica só tem (tinha) dois guarda-redes normalíssimos e nem um terceiro com categoria mínima. O que se viu é que caso tivesse um guarda-redes de categoria internacional, neste momento estaria a um passo de qualificação na Liga dos Campeões e não teria perdido em Braga (isto apesar de pensar que um Quim em boas condições físicas não teria sofrido aqueles golos, principalmente o terceiro em que foi patente o deficit de elasticidade).

2º. O Benfica continua sem um jogador no meio-campo que tenha as condições tecnicas e de controlo e coordenação que imponha o "tempo de jogo". Que segure a bola quando se impõe; que distribua o jogo, que "segure as pontas" e prenda a bola quando a equipa está a ganhar e vê o adversário a carregar. Que toma o cargo e responsabilidade de carregar a equipa quando está a perder. É claro que jogadores em forma como Simão Sabrosa podem disfarçar esse déficit, mas só isso ... disfarçar. Pensou-se que Karagounis (principalmente pela sua experiência tactica) poderia ser esse jogador, mas para além de se perceber (e já cá está a um bom tempinho) que não tem condições físicas para jogar mais de 20, 30 minutos, também não revelou nos jogos que jogou ser a peça impulsionadora na equipa, principalmente quando precisa de atacar.

3º. Vamos aos pontas de lança - Como é possível uma equipa com aspirações ter um único ponta de lança? Sim, não me enganei. Chamem os nomes todos mas Miccoli não é ponta de lança (que altura tem?), quando muito é um jogador do tipo de Rui Barros para jogar atrás do ponta de lança. Ainda assim, o tempo em que esteve em condições pareceu ser o único jogador bem aproveitado por Koeman, mas cuidado bem ficou a diferença de empenho entre o jogo da Liga dos Campeões (Lille) e os do Campeonato. Seja como for esteve lesionado e a alternativa ... foi nenhuma - Mantorras só quando as coisas estão desesperadas é que entra. Compare-se com o Porto: McCarthy, Hugo Almeida, Sokota, Hélder Postiga (agora remetido para a equipa B) e Lisandro Lopez (que faz bem o papel). Quantos são?

4º. Finalmente o treinador. Não digo que Koeman seja mau treinador. Agora que (aliás como o seu colega Co Adriaanse) nada ou muito pouco sabia do campeonato português parece óbvio. Depois é um treinador muito pouco interventivo no banco. Fica sempre a ver o que o treinador adversário faz. Então é desculpável o que ele disso no fim do jogo de Braga? Os jogadores estavam muito defensivos na 2ª. parte?! E quem manda ou tem o ónus de comandar os jogadores. Não é ele? Koeman é um treinador para um clube "rico" cheio de estrelas e grande plantel. Não é treinador para uma equipa "arranjadinha" mas com limitações.

Mais engraçado é que estes pontos fracos: guarda-redes (de forma não claramente assumida), organizador de jogo -o tal número 10 - e um ponta de lança são lacunas que já em Dezembro de ano passado a Direcção dizia que ia resolver. Depois era no início da nova época, agora desconfio que já não vão ser precisos em Dezembro, porque nessa altura o Benfica estará "arrumado" ( são as minhas previsões, que espero que falhem redondamente) das competições europeias - acho que nem à Uefa vai - e verá o topo da classificação tão longe que se calhar nem valerá investir.

Uma nota final : desconfio que estas lesões/más recuperações /lesões de Simão Sabrosa não é mais do que a preparação dos adeptos para a perda de um dos poucos jogadores excepcionais que o Benfica tem, e que se vai concretizar em Dezembro/Janeiro.

É pena tudo isto. Afinal o mais custoso estava feito que foi o regresso do Benfica a festejar o campeonato e o reghresso à senda internacional. Bastariam uns retoques bem feitos - poucos jogadores mas bons. Afinal o Benfica não comprou (porque também não tinha dinheiro) os jogadores adequados e os que comprou - Leo, Karagounis, Karyaka, Miccoli - só o primeiro tem dado contributo efectivo.

18 November 2005

Taça de Portugal: Tourizense-Benfica !

O sorteio de hoje da Taça de Portugal ditou que o tomba-gigantes da eliminatória anterior o Tourizense (que eliminara o Paços de Ferreira em casa deste) vá receber o Benfica. Cuidado! O Benfica que perdeu que já foi eliminado em casa pelo Gondomar (não há muito tempo) terá que se acautelar. Então um dos representantes do Tourizense diz mesmo que vão entrar em campo para ganhar!