21 November 2005

O futuro do Benfica joga-se já amanhã com o Lille

Pois é. O Benfica volta a ter uma série de jogos sem ganhar. Os problemas do início da época - 1 ponto em 9 - e a incompatibilidade da categoria do treinador Koeman para uma equipa com as limitações do Benfica - pareciam ultrapassadas quando apareceu Miccoli, Koeman deixou-se de invenções tacticas e enfim um pouco de sorte e Nelson e Nuno Gomes excepcionais levaram o Benfica à recuperação de cinco dos pontos perdidos, para o que contribuiu decisivamente a vitória nas Antas.

Entretanto surgem os primeiros reveses. Guarda-redes ambos lesionados, a promoção dum jogador da equipa B para titular da baliza em jogos da Liga dos Campeões!, Miccoli e Simão Sabrosa lesionados. Precipitação na recuperação de jogadores e recaídas. Erros dos árbitros também a ajudar - Rio Ave na luz a ganhar vantagem com golo fora de jogo, Naval a ganhar vantagem com golo fora de jogo, Braga com golo fora de jogo antes compensado com penalty inexistente.

Porém essa onda de lesões apenas vêm enfatizar o mau planeamento da equipa.

1º . Não há equipa alguma que queira ter aspirações de chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões que não tenha um guarda-redes excepcional. O Benfica só tem (tinha) dois guarda-redes normalíssimos e nem um terceiro com categoria mínima. O que se viu é que caso tivesse um guarda-redes de categoria internacional, neste momento estaria a um passo de qualificação na Liga dos Campeões e não teria perdido em Braga (isto apesar de pensar que um Quim em boas condições físicas não teria sofrido aqueles golos, principalmente o terceiro em que foi patente o deficit de elasticidade).

2º. O Benfica continua sem um jogador no meio-campo que tenha as condições tecnicas e de controlo e coordenação que imponha o "tempo de jogo". Que segure a bola quando se impõe; que distribua o jogo, que "segure as pontas" e prenda a bola quando a equipa está a ganhar e vê o adversário a carregar. Que toma o cargo e responsabilidade de carregar a equipa quando está a perder. É claro que jogadores em forma como Simão Sabrosa podem disfarçar esse déficit, mas só isso ... disfarçar. Pensou-se que Karagounis (principalmente pela sua experiência tactica) poderia ser esse jogador, mas para além de se perceber (e já cá está a um bom tempinho) que não tem condições físicas para jogar mais de 20, 30 minutos, também não revelou nos jogos que jogou ser a peça impulsionadora na equipa, principalmente quando precisa de atacar.

3º. Vamos aos pontas de lança - Como é possível uma equipa com aspirações ter um único ponta de lança? Sim, não me enganei. Chamem os nomes todos mas Miccoli não é ponta de lança (que altura tem?), quando muito é um jogador do tipo de Rui Barros para jogar atrás do ponta de lança. Ainda assim, o tempo em que esteve em condições pareceu ser o único jogador bem aproveitado por Koeman, mas cuidado bem ficou a diferença de empenho entre o jogo da Liga dos Campeões (Lille) e os do Campeonato. Seja como for esteve lesionado e a alternativa ... foi nenhuma - Mantorras só quando as coisas estão desesperadas é que entra. Compare-se com o Porto: McCarthy, Hugo Almeida, Sokota, Hélder Postiga (agora remetido para a equipa B) e Lisandro Lopez (que faz bem o papel). Quantos são?

4º. Finalmente o treinador. Não digo que Koeman seja mau treinador. Agora que (aliás como o seu colega Co Adriaanse) nada ou muito pouco sabia do campeonato português parece óbvio. Depois é um treinador muito pouco interventivo no banco. Fica sempre a ver o que o treinador adversário faz. Então é desculpável o que ele disso no fim do jogo de Braga? Os jogadores estavam muito defensivos na 2ª. parte?! E quem manda ou tem o ónus de comandar os jogadores. Não é ele? Koeman é um treinador para um clube "rico" cheio de estrelas e grande plantel. Não é treinador para uma equipa "arranjadinha" mas com limitações.

Mais engraçado é que estes pontos fracos: guarda-redes (de forma não claramente assumida), organizador de jogo -o tal número 10 - e um ponta de lança são lacunas que já em Dezembro de ano passado a Direcção dizia que ia resolver. Depois era no início da nova época, agora desconfio que já não vão ser precisos em Dezembro, porque nessa altura o Benfica estará "arrumado" ( são as minhas previsões, que espero que falhem redondamente) das competições europeias - acho que nem à Uefa vai - e verá o topo da classificação tão longe que se calhar nem valerá investir.

Uma nota final : desconfio que estas lesões/más recuperações /lesões de Simão Sabrosa não é mais do que a preparação dos adeptos para a perda de um dos poucos jogadores excepcionais que o Benfica tem, e que se vai concretizar em Dezembro/Janeiro.

É pena tudo isto. Afinal o mais custoso estava feito que foi o regresso do Benfica a festejar o campeonato e o reghresso à senda internacional. Bastariam uns retoques bem feitos - poucos jogadores mas bons. Afinal o Benfica não comprou (porque também não tinha dinheiro) os jogadores adequados e os que comprou - Leo, Karagounis, Karyaka, Miccoli - só o primeiro tem dado contributo efectivo.

2 comments:

Nothingandall said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Miminhos said...

Republicado em 22 de Novembro em Sic Dia Seguinte