22 September 2007

Champions League : Benfica perde 2-1 em casa do campeão europeu e tem muito espaço para melhorar


Milan

2-1

Benfica


Milan cedo resolveu... e Benfica aceitou


O Benfica não soube tacticamente resolver a questão da falta de Petit. Surpreendeu a entrada de Miguel Vítor para central, mas quando se esperava que Maxi Pereira jogasse à direita e Di Maria no apoio ao ponta de lança, afinal Rui Costa era o jogador mais avançado do meio-campo e o argentino fazia o duo defensivo do meio campo num 4-2-3-1 que não funciomou porque Rui Costa, avançado no terreno, pouco pegou no jogo.

O Milan com o jogo muito sistematizado não precisava de acelerar muito para criar desiquilibrios na equipa do Benfica. Pondo um jogo calmo, fazia depois lançamentos para as costas da defesa que não deram pior resultado para os portugueses, por muito pouco. Ainda por cima Quim sofreu um golo defensável num livre de Pirlo logo aos 9' e cedo se percebeu que as aspirações encarnadas seriam de perder por poucos

Paradoxalmente o benfica teve uma grande chance de empatar o jogo. Um cruzamento da esquerda de Di Maria com a bola a sobrevoar Dida deu a Cardozo a possibilidade de marcar um golo fácil que daria o empate mas a cabeçada do avançado de «cor-de-rosa» foi divergente da baliza fazendo a bola ainda assim a bater no poste, quando a baliza estava (quase) inteira à disposição. No minuto seguinte um contra-ataque do Milan três para três, depois aparece o quarto - Pirlo quem havia de ser- e este põe a bola no outro lado da baliza para Inzaghi fuzilar. A decisão do jogo estava feita ainda muito cedo, faltava saber por quantos ganharia o Milan...

O Benfica viria ainda a ter um livre perigoso cavado por Cristian Rodriguez que Rui Costa marcou mal e mais um lance qm que Cardozo isolado por Rui Costa mas deslocado para a direita, com remate de pé direito, permitiu a defesa de Dida.

Quim foi-se redimindo do primeiro golo fazendo boas defesas e o jogo ao intervalo com 2-0 aparebtava estar resolvido.

Na segunda parte o Benfica nunca soube ou pôde por o resultado em dúvida enquanto o 3-0 esteve iminente por várias vezes. As substituições de Camacho foram conservadoras: substituiu Cardozo por Nuno Gomes, perto do final fez entrar Gilles saindo Miguel Vítor e perto do fim entrou Nuno Assis para o lugar de Rui Costa. Também Carlo Ancelotti não forçou muito fez entrar Emerson para o lugar de Seedorf e depois a tradicional entrada de Gilardino para o lugar de Inzaghi.

Em tempos de desconto um cruzamento da esquerda quase rasteiro de Katsiuranis, após pontapé de canto, permitiu a Nuno Gomes ao segundo poste finalizar à vontade (com Edcarlos em posição de fora de jogo) para um resultado final muito simpático para o Benfica, que em termos de resultado não sai envergonhado de casa do Campeão Europeu e com todas as hipóteses de apuramento em aberto, naturalmente, tendo que competir com Shaktar (vencedor em casa por 2-0 frente ao Celtic) com quem joga em casa na próxima jornada e com os escoceses.

O Benfica precisa de tempo para formar uma equipa - todos os jogos há integração de jogadores novos - e precisa de recuperar jogadores lesionados. A verdade é que o tempo não espera e já no próximo fim de semana tem de jogar em Braga uma cartada importantíssima para o campeonato.

Não gostamos do árbitro inglês na primeira parte - muito caseiro nas faltas a meio campo - e tenho dúvidas da legalidade do golo do Benfica.

Estádio: Estádio Giuseppe Meazza
Árbitros: Mike Riley, Aux - David Bryan,Roger East

AC Milan: Dida; Oddo (Bonera 80'), Nesta, Kaladze e Jankulowski; Gattuso, Pirlo e Ambrosini; Seedorf (Emerson 74') e Kaká; Inzaghi (Gilardino 83').

Benfica: Quim; Luís Filipe; Edcarlos, Miguel Vítor (Gilles 72') e Léo; Maxi Pereira, Katsouranis, Rui Costa (Nuno Assis 87') e Cristian Rodriguez; Di Maria e Cardozo (Nuno Gomes aos 62').

60' Cartão amarelo para Cardozo.
66' Cartão amarelo para Inzaghi.

15 September 2007

Espectacular golo de Rui Costa ... entristecido pela lesão de Petit


Benfica

3-0

Naval




Resultado desnivelado por causa de Quim

Camacho fez descansar Cardozo e estreou Edcarlos no centro da defesa. A Naval entrou muito pressionante e a correr bastante sobre a bola e o Benfica demonstrou dificuldades em organizar o jogo ofensivo, pertencendo mesmo à equipa da Figueira da Foz o primeiro pontapé de canto aos 7'. No entanto, tudo se alterou quando aos 20' no primeiro remate à baliza da Naval o Benfica inaugurou o marcador, após um buraco no meio-campo defensivo da Naval, Cristian Rodriguez aproveitou o passe curto de Di Maria para experimentar o pé esquerdo e fazer anichar a bola no fundo da baliza de Taborda.

Após a vantagem o Benfica soltou-se e fez o segundo golo, aos 36', numa jogada espectacular, em velocidade, com vários intervenientes e concluida de modo magistral, por Rui Costa, após cruzamento de Luís Filipe. Rui Costa dominou a bola, rodopiou e de pé esquerdo bateu inapelávelmente Taborda.

Percebeu-se a importancia do início da segunda parte no desenvolvimento do jogo com a Naval a arriscar mais com a entrada de Saulo tendo os visitantes criado uma situação de apuro para Quim mas com a jogada interrompida (bem) por fora de jogo.

A verdade é que os encarnados revelando uma eficácia invulgar chegou ao 3-0 aos 52': passe em profundidade a abrir o jogo para a esquerda de Rui Costa para Cristian Rodrigues (bom jogo deste uruguaio, bastante rápido e versátil) deu para olhar para a área e cruzou para a marca de penalty onde Nuno Gomes cabeceou para... golo.

Começa-se a pensar em poupanças mas antes de qualquer substituição no Benfica, Petit torce o joelho numa lesão que deu a entender ter gravidade e tem de sair.

A partir daqui o entusiasmo do publico e da equipa fica refreado e é a Naval que disfruta nos ultimos minutos de grandes oportunidades com Quim a brilhar por várias vezes. João Ribeiro (bom jogador a dar água pela barba a Luis Filipe), Saulo, Hugo Santos (entrou muito bem no jogo) China (remate à barra)tiveram várias oportunidades para marcar mas Quim estava imbatível esta noite.

Um triunfo claro do Benfica mas excessivamente desnivelado para o que se passou em campo mas com motivopd de preocupações para os encarnados. Há jogadores chaves que continuam lesionados (Luisão.. ) a perda de Petit (provavelmente ausente por bastante tempo) e o último quarto de hora de uma equipa que está aganhar por 3-0 não lembra ao diabo... Aquelas facilidades todas frente ao Milan ( e o jogo é já na próxima terça-feira) dão goleada...

A arbitragem não teve problemas sérios para resolver mas cometeu equivocos. Na primeira parte não viu um canto contra o Benfica (a bola desviou em Katsouranis) e sancionou uma falta a Léo que cortou limpinho uma bola são apenas dois de mais alguns erros cometidos. Nos foras de jogo (poucos) havidos os juizes assistentes estiveram bem.

Estádio: Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Árbitros: Rui Silva

BENFICA - Quim; Luís Filipe, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Petit (Romeu Ribeiro 76'), Rui Costa e Cristian Rodriguez (Nuno Assis 83'); Di Maria (Fábio Coentrão 78') e Nuno Gomes.

NAVAL - Taborda (Rodrigo Café 69'); Mário Sérgio, Paulão, Gaúcho e China; Delfim, Davide e Godemeche (Hugo Santos 61'); João Ribeiro, Elivelton e Wandeir (Saulo 46').

30' Cartão amarelo para Di María (Benfica), por chutar a bola depois de o árbitro ter apitado (fora-de-jogo).
37' Cartão amarelo para China

02 September 2007

Benfica vence e ... promete

Nacional

0-3

Benfica



Reforços começam a jogar e ...o Benfica a ganhar

O Benfica começou o jogo com a mesma dupla de centrais do jogo de Copenhaga e face a mais um lesionado (Nélson) jogou Luís Filipe a defesa direito e um dos novos argentinos (Maxi Rodriguez ) a médio direito. Di Maria na esquerda, Nuno Gomes recuado no apoio a Cardozo.

Aos 2' um espectacular slalom de Di Maria oferece o golo a Cardozo mas este desperdiça - Diego defendeu. O Benfica começa bem o jogo. Aos 15' um livre lateral de Di Maria obriga Diego a defender para canto e aos 17' um erro do guarda-redes do Nacional na reposição de bola: num pontapé de baliza pôs a bola contra o o corpo de Cardozo na zona de meio campo, o avançado paraguaio isolou-se e desta vez não falhou marcando o seu primeiro golo ao serviço do Benfica.

Com a vantagem adquirida o Benfica deixou de comandar o jogo que decorreu de modo pouco interessante até ao intervalo com o Nacional a reagir e a ter muitas bolas paradas, cantos e livres, mas invariavelmente sem conseguir uma grande oportunidade de golo.

Na segunda parte Nuno Gomes a falhar a finalização de cabeça e a seguir Maxi Pereira (defesa de Diego) tiveram possibilidades de «acabar com o jogo» mas isso só viria a suceder após a substituição de Nuno Gomes por Cristian Rodriguez. Aos 69' Rui Costa assina uma jogada de grande categoria a tirar dois adversários da frente e a rematar à entrada da área cruzado junto ao poste direito de Diego que nada podia fazer.

A equipa do Nacional estava vencida e convencida, os encarnados passavam a jogar agora com mais tranquilidade e com os novos jogadores a quererem mostrar serviço. Maxi Pereira mais metido no meio tem uma iniciativa individual entra na área e é derrubado pelo guarda-redes suiço ao serviço da equipa da Madeira. Cardozo com um remate forte, na conversão do penalty, fez o seu segundo golo.

Até ao final o Benfica podia ter marcado mais - remate de Di Maria defesa de Diego, recarga de pé direito de Cardozo desperdiçada e o Nacional procurou com o chuveirinho - aí Quim teve bastante trabalho em defesas a punhos - marcar o golo de honra que não viria a acontecer.

O Benfica só pode melhorar com a paragem no campeonato, para recuperar jogadores lesionados e entrosar as novas aquisições. Cardozo vai marcar muitos golos, Di Maria é um talento.
O árbitro não teve um trabalho dificil mas apitou demais e o último cartão amarelo mostrado a Rui Ribeiro foi muito exagerado.

Estádio: Estádio Eng.º Rui Alves
Árbitro: Bruno Paixão

BENFICA - Quim; Luís Filipe, Miguel Vítor, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Petit, Rui Costa e Di Maria (Romeu Ribeiro 82'); Nuno Gomes (Cristian Rodriguez 64') e Cardozo.

NACIONAL - Diego; Patacas, Ávalos, Ricardo Fernandes e Alonso; Cléber, Bruno Amaro (José Vitor 46'), Fellype Gabriel e Juliano; Edu Sales (Cássio 46') e Lipatin.

Golos: Cardozo (2) aos 17' e aos 77' (pen); Rui Costa aos 69'

25' Cartão amarelo para Cléber (Nacional).
58' Cartão amarelo para Miguel Vítor (Benfica).
62' Cartão amarelo para Katsouranis (Benfica).
76' Cartão amarelo para Diego Benaglio (Nacional).
90' Cartão amarelo para Romeu Ribeiro (Benfica).
Post publicado em parceria com o blog Nothingandall